1634

Prefeitura Municipal de Fátima

Pular para o conteúdo

Fique atento: Virose da mosca.

02/06/2021 às 18h08

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Conhecida cientificamente como Doença Diarréica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda, a virose da mosca ganhou este nome devido ao crescente aparecimento de moscas no período chuvoso do ano. Estas, pousam em áreas contaminadas e depois em alimentos, podendo transportar microrganismos que levam doenças para dentro de sua casa.

Devido seu hábito de transitar por diversos tipos de matéria orgânica (lixo, fezes, cadáveres) acabam transportando em suas pernas inúmeros tipos de patógenos, como vírus, bactérias, protozoários e ovos de helmintos (verminoses), sendo potenciais vetores na transmissão de doenças, especialmente diarreias e desconfortos intestinais.

A virose da mosca não é transmitida apenas por este inseto. A transmissão ocorre principalmente por meio da contaminação de alimentos e água, o que pode acontecer através das mãos da própria pessoa ou de outras ou de insetos que transportem os microrganismos.

Seus principais sintomas são: Diarréia, febre, náusea, cólicas abdominais, inchaço, vômito, sangue nas fezes e desidratação em casos mais graves.

Cuidados preventivos são eficazes para que a enfermidade seja evitada, como o acondicionamento adequado do lixo, mantendo-o sempre em sacos fechados e descartando-os apenas no dia e horário do caminhão de coleta. As lixeiras também devem ser lavadas após a retirada do lixo, pois podem conter ovos ou larvas. Deve-se evitar o acúmulo de qualquer resíduo orgânico, como adubos na superfície da terra e restos de alimentos.

Ao persistirem os sintomas, não hesitem em procurar a Unidade Básica de Saúde da sua localidade.

#PrefDeFátima

#SecDeSaúde